Cerca de 160 famílias da zona rural do município de Cardeal da Silva, a 140 quilômetros de Salvador, começaram a ter acesso a água potável para realizar atividades simples do dia a dia, como cozinhar e beber, nesse primeiro trimestre de 2021. Com isso, de acordo com a prefeitura, houve uma ampliação de 50% na cobertura de acesso ao insumo.
O índice estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para abastecer uma residência por dia é de 110 litros. De acordo com a secretaria de Agricultura de Cardeal da Silva, em média por mês 750 mil litros de água abastecem agora os moradores da região rural da cidade.
Além do fornecimento da água potável através de caixas d’água com capacidade de 500 litros cada, o município diz que realiza outras estratégias como poços artesanais com materiais de bombas e encanação.
Para o prefeito Branco Sales (PP), a intensificação em atender essa demanda foi uma prioridade, já que é um recurso básico para garantir a sobrevivência humana. “A agricultura é carro chefe na economia da cidade e de muitas famílias da zona rural, logo, era mais do que necessário viabilizar esforços para ampliar o alcance da água para este povo, com isso, a cidade só tem a ganhar na projeção da economia e de desenvolvimento humano”.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas