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SAAE realiza primeiro curso de gestão e fiscalização de contratos administrativos

O objetivo foi capacitar melhor os ficais da autarquia, para modernizar e aprimorar processos.

24/04/2021 03h27
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Por: Redação
SAAE realiza primeiro curso de gestão e fiscalização de contratos administrativos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Alagoinhas, realizou, nesta quinta-feira (22), o Primeiro Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. O objetivo foi capacitar melhor os ficais da autarquia, para modernizar e aprimorar processos. Em resumo, o gestor de contratos é o responsável por tomar medidas necessárias para o cumprimento do acordo administrativo, com equilíbrio econômico, além de observar as cláusulas previstas no documento. Já o fiscal, é encarregado de acompanhar a execução além de observar as cláusulas previstas no documento. Já o fiscal, é encarregado de acompanhar a execução do contrato no dia a dia, verificando o cumprimento de prazos e das regras estabelecidas entre contratante e contratado. 

 

 

 

A capacitação foi ministrada no Espaço Colaborar (Biblioteca Municipal), pela contadora Fabiana Pessoa, da Elos Consultoria e Treinamento, empresa que presta serviço ao SAAE. A consultora afirmou que “a qualidade da gestão pública está muito ligada à boa gestão dos seus contratos. Um contrato bem gerido, significa fazer compras eficientes, razoáveis e econômicas”. Segundo Fabiana, a gestão de contratos é um dos “corações” de uma administração pública que preza e valoriza o recurso do contribuinte.

 

 

 

Márcia Barreto, diretora administrativa do SAAE, foi uma das idealizadoras do curso, junto com a diretoria geral e o gestor de contratos da autarquia. “Identificamos a necessidade de oferecer aos fiscais um curso onde eles aprendessem, de fato, qual eram os seus papéis, para podermos aprimorar nossos contratos”, disse Márcia, que também afirmou que a capacitação foi o pontapé inicial para que outras aconteçam.

 

 

 

“Contratos melhor fiscalizados significam serviços melhor executados”, explicou Francisco Brito, diretor geral do SAAE. Brito reafirmou a importância da modernização da autarquia e da adequação à legislação vigente. “A capacitação dos colaboradores aumenta a austeridade no gasto público, com contratos melhor fiscalizados e mais lisura nos processos”, concluiu. A capacitação contou também com as apresentações de Marcelo Lopes, gestor de contratos do SAAE e um dos idealizadores do curso e de Antônio Itapicuru, controlador da autarquia.

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