Sexta, 01 de Março de 2024
075 992680030
Esportes Bahia

2ª Etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3×3 começa nesta sexta-feira (1º)

Competição é um dos eventos com apoio da Sudesb neste final de semana, além de motociclismo, ciclismo, corrida de aventura e orientação.

01/09/2023 11h50
85
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação/Sudesb
Foto: Divulgação/Sudesb

A partir desta sexta-feira (1º), em um palco montado na praça do Shopping Paralela, Salvador recebe a 2ª Etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3×3. Organizado pela Federação Baiana de Basquete (FBB) e com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento segue até o domingo (3), com diversas partidas e reunindo 35 trios.

Abrindo a programação, na tarde da sexta-feira, 01, a partir das 13h, os nove times da sub-16 masculino iniciam os duelos da fase de grupos em busca da vaga para as semifinais e finais. Já no sábado, 02, é a vez das disputas dos trios sub-18. Pela manhã, a partir das 9h, as sete equipes femininas disputam as partidas, enquanto as sete masculinas entram em quadra a partir das 12h.

As categorias masculinas sub-23 e adulto encerram a etapa no domingo a partir das 12h e das 16h, respectivamente. Ao todo, nove times competem no sub-23 e três trios disputam a classe principal. Além disso, no sábado, 02, a partir das 17h, os visitantes poderão acompanhar a disputa do Rei da Quadra, um desafio X1 (um contra o outro), com premiações em dinheiro aos atletas participantes. As seletivas já iniciam na tarde desta sexta-feira, 01, nas quadras da Unijorge. A programação do final de semana também conta com outros eventos esportivos na capital e no interior do estado com apoio da Sudesb.

Motociclismo

O Campeonato Baiano de Motocross acontece neste sábado, 02, e domingo, 03, em Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, para cerca de cem pilotos. No sábado, pela tarde, e no domingo, pela manhã, acontecem os treinos de reconhecimento de pista para as classes MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, mirim A, mirim B, nacional e nacional open. Já a partir das 12h do domingo, após a solenidade de abertura, é a vez das disputas oficiais da competição da Federação Baiana de Motociclismo (FBM), com premiação em dinheiro.

O presidente da FBM, Wellington Yuri, comemora a realização do primeiro campeonato baiano da modalidade após mais de dez anos. “Essa prova tem diversas categorias, inclusive mirim e femininas, e é a única no nordeste federada. A Bahia tem muita expectativa de crescimento com o motocross haja vista que teremos etapas do brasileiro no ano que vem. Esse é o pontapé inicial. O apoio da Sudesb para o crescimento da modalidade no estado está sendo fundamental”, afirma.

Ciclismo

Entre esta sexta-feira, 01, e o domingo, 03, acontece a 10ª edição do Desafio Mucugê de MTB na cidade da Chapada Diamantina. Com a expectativa de atrair 700 atletas para viverem uma experiência única pedalando na região, a prova tem dois percursos, que possuem trechos técnicos com single-tracks, subidas e descidas na trilha da Serra do Sincorá: Ultra Pro, de 150 km; e Sport, de 60 km. A prova também é válida como a etapa única do Campeonato Baiano de MTB XCM, pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), que define os campeões baianos da variação em 2023.

Além de ser uma das principais provas do calendário nacional, o Desafio Mucugê tem o objetivo de contribuir com o bem social através do esporte, promover o uso sustentável do meio ambiente, palco dos atletas, e gerar renda para o município durante os dias de prova, movimentando cerca de meio milhão de reais na região com hospedagem, alimentação, passeios turísticos, combustíveis e comércio em geral, segundo os organizadores. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, conta a importância de eventos como este.

“O turismo esportivo é uma vertente muito importante na divulgação do nosso estado como um polo atrativo para os amantes das diversas modalidades que podem ser praticadas nas nossas belezas naturais, como o ciclismo acontece em diversas delas. Em Mucugê, não poderia ser diferente. É uma cidade intimista com as belezas da Chapada Diamantina e as trilhas desafiadoras para os ciclistas de diferentes idades”, comenta.

Corrida de Aventura

No segundo final de semana de realização da Escola de Aventura do Agreste, os atletas vão participar do trekking noturno, utilizando lanternas, mapas e bússolas, para encontrar os Pontos de Controle (PC) nesta sexta-feira, 01, das 18h às 22h, na região costeira de Busca Vida. Já no sábado, 02, pela manhã, a partir das 7h, acontecem as oficinas de como utilizar a bicicleta e suas marchas, além de se posicionar nas subidas e descidas para o treino de mountain bike nas trilhas da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas.

Encerrando a programação, no domingo, 03, a experiência será das técnicas verticais das oficinas de rapel e escalada no Parque dos Ventos, na capital baiana. Com o intuito de atrair novos adeptos à modalidade da corrida de aventura, que comemora 20 anos no estado, o evento planeja formar os competidores no dia 17 de setembro com uma corrida, como uma prova multimodal de aproximadamente 30km, utilizando o que foi experimentado nas atividades anteriores.

Orientação – Na comunidade de Baixa Nova, em Riachão do Jacuípe, acontece a segunda etapa da 21ª edição do Campeonato Baiano de Orientação neste domingo, 03, a partir das 8h. Cerca de 200 atletas das categorias juvenil, junior, adulto, máster e sênior disputam a competição.

Fonte: Ascom/Sudesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (03/03)

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias