Sexta, 01 de Março de 2024
075 992680030
Esportes Bahia

Atletas baianos conquistam 14 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Competição aconteceu em Brasília de quarta-feira a sexta-feira (30/08 a 01/09), reunindo mais de 500 atletas de dez estados brasileiros.

02/09/2023 18h15
88
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A delegação baiana da paranatação e do paratletismo desembarca às 14h deste sábado em Salvador, trazendo na bagagem 14 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. A competição reuniu nesta semana, em Brasília, mais de 500 atletas da Bahia e de outros nove estados brasileiros da região centro oeste e norte do país.

Com a conquista das medalhas, os sete atletas baianos que disputaram a competição classificaram-se para a etapa nacional que ocorrerá em novembro,  em São Paulo,  capital. 

“Retornamos a Salvador com a certeza de mais uma etapa vencida não só pelos resultados, mas, sobretudo, pelo compromisso de cada um do grupo que formou nossa delegação paralímpica escolar – estudantes atletas, professores, técnicos de instituições que atuam com PCDs e do Governo do Estado e familiares. Agora, é focar ainda mais nos treinos para garantirmos uma performance ainda melhor na etapa nacional e também buscar sempre o fortalecimento das políticas públicas inclusivas”, destacou o professor Virgílio Leiro, chefe da delegação da Bahia.

Atleta da paranatação e que conta com o apoio do Programa FazAtleta, Bárbara Britto conquistou medalha de ouro nas quatro provas que disputou. A sua técnica, a também atleta da paranatação Verônica Almeida, destaca a importância das Paralimpíadas Escolares. “É uma competição que fortalece muito o movimento paralímpico da Bahia e de todo o Brasil, ficando evidente o valor que tem o esporte na vida desses jovens. Dessa competição, saem os futuros atletas paralímpicos do nosso país”, enfatizou Verônica.

Responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Adelmare Júnior acompanhou toda a competição em Brasília. “Foi muito importante ver de perto essa competição. Retorno ainda mais empenhado em fortalecer e ampliar as políticas públicas do paradesporto em nosso estado. O desafio é enorme, mas com a participação e o trabalho conjunto do Estado e das instituições vamos superar os desafios e tornar mais representativo o paradesporto escolar baiano”, observa Júnior, que também é cadeirante.

Os atletas que representaram a Bahia na competição treinam e são acompanhados pelas instituições: Centro de Referência Paralímpica Baiana;  Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION/BA); Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee) de Vera Cruz; Federação Brasileira das Instituições de Reabilitação (Febiex – Bahia); Instituto de Cegos da Bahia e Fundação José Silveira.

As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A delegação baiana viajou à capital federal com apoio do Governo do Estado, por meio  da Secretaria de Educação e da Sudesb.

Abaixo, nome dos atletas e medalhas conquistadas:

·        Bárbara Britto (Jequié), 04 OURO nas provas 50M,  100M livre, 400M e 100M costas;

·        Daniel Rios (Salvador), 03 OURO na prova salto a distância, arremesso  de peso e 400 M livre;

·        Davy Galvão (Salvador), 01 OURO (arremesso de pelota)  + 02 pratas 150 M livre e 60 M livre;

·        Leandro Galvão (Vera Cruz), 01 OURO, lançamento de disco;

·        Riquelme Araújo (Jequié), 01 PRATA, arremesso de peso;

·        Felipe Santos (Salvador), 01 PRATA na prova salto a distância;

·        Helen  Prado (Salvador), 01 BRONZE, salto a distância.

Ascom Sudesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/03)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (03/03)

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias