Sexta, 19 de Abril de 2024
075 992680030
Esportes Bahia

Preparação dos gestores para o Novo Censo Esportivo da Bahia avança por todo o estado

Ao todo, já são 225 municípios que, por meio de encontros virtuais, vêm conhecendo e se apropriando das ferramentas que serão necessárias para preenchimento do questionário.

09/07/2021 16h30
340
Por: Redação Fonte: Secom Bahia - (Luana Marinho)
Foto: Sudesb
Foto: Sudesb

Com a participação de mais 127 municípios nesta primeira semana de julho, a preparação dos gestores de esporte para preenchimento do formulário do Novo Censo Esportivo da Bahia avança por todo o estado, atingindo mais de 50% do território estadual.

Ao todo, já são 225 municípios que, por meio de encontros virtuais, vêm conhecendo e se apropriando das ferramentas que serão necessárias para preenchimento do questionário que contém mais de 100 perguntas sobre a realidade esportiva de cada localidade.

Resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Novo Censo Esportivo da Bahia é realizado por equipe técnica do Instituto de Inteligência Esportiva, vinculado à Universidade Federal do Paraná. Todo o processo é feito por meio virtual, com sistema próprio criado para essa finalidade.

“Neste momento, gestores de 98 municípios já estão respondendo ao formulário. Considerando o grande número de municípios e a diversidade e realidade cultural de cada região, estruturamos o Novo Censo da Bahia em etapas. Primeiro, fizemos o agrupamento por território, promovendo os seminários de sensibilização dos gestores, fase que iremos concluir já na próxima semana. Em seguida, já entra a equipe técnica do IPIE para a capacitação e cadastramento dos gestores que irão responder ao formulário”, explica Wilton Brandão, diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb e coordenador da ação no estado.

Adesão

Presente em praticamente todos os encontros, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, avalia positivamente a receptividade dos gestores quanto ao tema que vem sendo trabalhado. “Este é um compromisso do governo Rui Costa que estamos executando com grande participação dos municípios. Esta adesão é muito importante, pois é por meio das informações que estão sendo levantadas com essa consulta que teremos, ao final, um diagnóstico real da situação de cada município, podendo, então, formatar o Plano Estadual de Esporte com políticas públicas adequadas a cada realidade. Sem falar que este conjunto de informações será muito útil também para as políticas esportivas de cada município”, sinaliza Vicente.

Até o presente momento, já estão mobilizados e em processo de preparação para responder o formulário, municípios dos Territórios de Identidade do Litoral Norte, Agreste Baiano, Irecê, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente. Já capacitados e respondendo ao questionário, gestores dos municípios dos Territórios: Metropolitano de Salvador, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavo e Piemonte da Diamantina.

Na próxima semana, serão realizados Seminários de Mobilização dos gestores municipais do esporte dos seguintes Territórios:

13/07 – 10h (terça) – Itaparica, Semiárido Nordeste, Sisal;

13/07 – 14h (terça) – Litoral Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul;

14/07 – 10h (quarta) – Médio Sudoeste da Bahia, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá;

14/07 – 14h (quarta) – Velho Chico; Bacia do Paramirim; Sertão Produtivo.

Fonte: Ascom Sudesb

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 12h22
22°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 22°

21° Sensação
3.6 km/h Vento
44% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 15° Máx. 24°

Parcialmente nublado
Amanhã (21/04)

Mín. 16° Máx. 28°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias