Sábado, 15 de Junho de 2024
075 992680030
Cultura Bahia

Osba faz concerto gratuito com o violinista e regente mineiro Luis Otávio Santos na Igreja de São Francisco no domingo (29)

O projeto tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana e leva o nome deste importante escultor barroco baiano que viveu entre os ...

23/10/2023 14h50
297
Por: Redação Fonte: Secom Bahia

O violinista e regente mineiro Luis Otávio Santos é o convidado do concerto que a Orquestra Sinfônica da Bahia faz no domingo (29), às 17h, na Igreja de São Francisco, localizada no Pelourinho. A apresentação tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, e faz parte da quinta edição em 2023 da Série Manuel Inácio da Costa. O projeto tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana e leva o nome deste importante escultor barroco baiano que viveu entre os séculos XVIII e XIX.

Com um programa voltado ao período barroco, serão interpretadas duas obras do compositor alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759), “Concerto Grosso em Fá Maior, Op. 3, Nº 4” e “Música para os Reais Fogos de Artifício”, além da “Suíte Nº 3 em Ré Maior”, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Seguindo o violinista Luis Otávio Santos, que será ao mesmo tempo regente e solista deste concerto, o fato de tocar o violino e reger simultaneamente cria um contato muito maior com a orquestra, pois a performance é partilhada com os músicos, no lugar da figura do maestro destacada e mais distante do grupo.

“Essa figura do maestro apareceu mais tarde e faz parte desta tradição de um chefe distante das pessoas. Quando você rege tocando, você é um colega, o primeiro entre pares. Além de ser muito mais divertido e algo histórico, já que a maioria dos regentes do século XVIII tocavam juntos com a orquestra”, explica o solista/regente do concerto deste domingo.

Osba

Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Fonte: Ascom/Osba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 06h06
17°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 27°

17° Sensação
1.03 km/h Vento
77% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)

Mín. 17° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (17/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias