Sexta, 19 de Julho de 2024
075 992680030
Geral Feira de Santana-BA

Dia Mundial de Diabetes é celebrado com programação especial

Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial de Diabetes. No intuito de sensibilizar a população sobre os cuidados para prevenção da doença, a...

14/11/2023 18h33
85
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Feira de Santana - BA

Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial de Diabetes. No intuito de sensibilizar a população sobre os cuidados para prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu uma programação especial que contou com palestras, exames, consultas, serviços de beleza e sorteio de brindes no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH).

O aposentado, José Pereira, conta que aproveitou o momento para fazer rastreamento da doença. “Na minha família ninguém tem, fiz a avaliação e fui liberado, mas vou aproveitar pra ser atendido pela nutricionista. É sempre bom cuidar da saúde, tô achando ótimo”, enfatizou.

Já a dona de casa, Maria Joana dos Santos, relata ser atendida pela equipe do CADH há cerca de 20 anos.  “Eu uso todos os serviços. Todo mês venho pegar a fita de glicemia e a cada três meses compareço para as consultas médicas e com as enfermeiras. A iniciativa de hoje é excelente. Eu renovei minha autoestima”, declarou.

Até outubro, Feira de Santana contabilizou aproximadamente 36 mil pacientes com diabetes cadastrados na rede municipal de saúde.  Segundo a coordenadora do CADH, Andréia Silva, as pessoas atendidas no centro são encaminhadas pelas próprias unidades do bairro devido a complicações provocadas pela doença.

“Hoje, estamos com muitos serviços ligados a necessidade do paciente diabético, a exemplo da consulta com cardiologista e endocrinologista, nutricionista, assistente social, aferição de pressão arterial e glicemia, exame do fundo do olho para identificação de retinopatia e vacinação. Aproveitando o novembro azul, também fizemos orientações sobre os cuidados com a saúde do homem”, frisou.

A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, ressalta que a assistência para os pacientes com diabetes é assegurada durante todo ano. “Este é um dia importante, de alerta, para que as pessoas que tenham ou não histórico familiar melhorem a sua qualidade de vida a fim de prevenir comorbidades no futuro. O diabetes é uma doença multifatorial e precisa de uma assistência multidisciplinar que é garantida por meio da entrega de medicamentos, insumos e o acompanhamento multidisciplinar feito tanto no CADH como nas unidades do bairro”, reforçou.



Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Paulo, SP
Atualizado às 02h05
14°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 22°

14° Sensação
2.57 km/h Vento
85% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 13° Máx. 22°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 12° Máx. 23°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias