O Hospital Municipal José Mário dos Santos, popularmente conhecido como “Ouro Negro”, em Candeias, voltará a ser administrado em sua totalidade pela Prefeitura, após o juiz federal, Ávio Mozar José Ferraz, decretar o encerramento da intervenção judicial nesta segunda-feira, dia 18/11. Agora, a prefeitura assumirá em definitivo a unidade hospitalar.
A intervenção foi decretada em julho de 2016, na gestão do ex-prefeito Sargento Francisco devido a “uma série de graves irregularidades relacionadas com a malversação do dinheiro público e, em virtude dessa má gestão que comprometeu a execução das políticas públicas de saúde na referida unidade hospitalar”, que culminou no afastamento do ex-gestor na oportunidade.
Quando o atual prefeito Drº Pitagoras assumiu o município, em janeiro de 2017, assumiu a missão de fazer uma mudança radical na unidade de saúde, tanto na questão de atendimento quanto no controle das contas e oferta de serviços em toda área hospitalar.
Em 2022 a Prefeitura, com recursos próprios iniciou o trabalho de reforma total, visando uma ofertar mais serviços e ampla de assistência médica para a população candeense. A reforma contemplou modernização dos serviços da emergência 24 horas, laboratório, ambulatório, com nova iluminação, nova rede elétrica, reforma e modernização da recepção, banheiro com acessibilidade, troca de piso e pintura. A segunda etapa da reforma será entregue agora no mês de dezembro.
O relatório entregue pela equipe de intervenção à justiça atesta que houve uma “mudança no panorama administrativo, resultando, assim, em um melhor atendimento aos cidadãos, inclusive com a realização de exames e cirurgias” com a instalação de ambulatório de cardiologia e iniciada a realização de exames de eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma transtorácico (Err).
O juíz federal afirmou ainda que a gestão implementou “diversas outras medidas e estão sendo adotadas para garantir a realização de exames e cirurgias eletivas, dentre outras ações que impactam positivamente na garantia do bem estar da população”, devendo assim assumir a gestão total da administração do hospital. As auxiliares da justiça ficarão na unidade até o último dia do mês de Janeiro até encerrar o retorno da gestão total para o município.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas