As políticas culturais implementadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), se tornaram objetos de pesquisa do Projeto de Cooperação Técnica Internacional, firmado por meio da parceria entre a prefeitura da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cujo objeto é a realização do Programa de Promoção e Desenvolvimento Sustentável e Criativo do Patrimônio Cultural e Natural em Niterói.
A gestora cultural e consultora da Unesco, Evelyn Chaves, explicou o objetivo da ação. “Queremos mapear boas práticas culturais, que serão levadas para Niterói. Estamos realizando a pesquisa em algumas cidades do país e internacionais também. Pude conhecer o Portal da Secult de Camaçari e ver algumas iniciativas que chamaram minha atenção positivamente”, afirmou.
Na terça-feira (23/4), Evelyn Chaves participou de uma reunião, realizada em formato on-line, com o subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal da Cultura (CMC), Neto, e a assessora-chefe da Secult, Guida Queiroz, oportunidade em que foram explicadas e sanadas dúvidas sobre iniciativas promovidas pela secretaria.
Durante o encontro, Luciel Neto destacou que, “é uma honra e felicidade ter o nosso município e as ações culturais desenvolvidas aqui como objeto do mapeamento”, disse. Entre as iniciativas pontuadas, esteve o Plano Municipal de Cultura de Camaçari. “Foi um documento arquitetado de forma democrática, através de participação ativa do Conselho de Cultura, além de encontros com os diversos segmentos, na sede, costa e zona rural do nosso município”, relatou o subsecretário.
Na reunião, também foram abordados temas, como o edital Bolsa Cultural, que está em fase de construção; a execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Camaçari, em etapa de consulta pública; e o funcionamento dos núcleos de Orientação Cultural (NOC), que oferecem atendimento para orientação sobre serviços e editais culturais.
A assessora Guida Queiroz enfatizou a importância do setor. “Com o início da política de editais, que foi implementada no município, os NOC exercem um papel importante para tornar mais acessível a participação dos agentes culturais a estes editais, e às demais iniciativas da Secult, onde é possível obter auxílio para inscrições, esclarecer dúvidas, dentre outros”, pontuou.
Ainda a fim de facilitar as inscrições em editais, a pasta disponibiliza, através do Portal da Secult, neste link , endereços eletrônicos para emissão de documentos, e, por meio do canal no YouTube da TV Camaçari Cultura , tutoriais sobre variadas temáticas, a exemplo de, como montar um portfólio artístico e como se cadastrar no Mapa Cultural .
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 19°
Chuvas esparsas